quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Primeiras notícias

MOI!
Finalmente eu arranjei um tempinho pra escrever aqui! Tava tudo muito corrido nesses primeiros dias, mas como amanhã em Turku é feriado, posso passar a noite aqui escrevendo! Se preparem pra ler um monte!

Só pra contextualizar: estou em Turku, na Finlândia, estudando na Universidade de Turku por um semestre (que aqui começa em janeiro e vai até maio) pelo programa de intercâmbio da FEA-USP.

Vou contar um pouco como foi desde o avião até aqui! :)

A viagem
Eu sai de Cumbica dia 2 de janeiro, domingo. Foi triste! hahahaha As meninas, minha mãe, o tio Cláudio, os pais do Lê e o Lê foram lá se despedir de mim no aeroporto... muito ruim pensar que eu só os veria de novo em julho... mas ok! Não vamos pensar nisso agora se não eu choro! :'(

Como, obviamente, não existem voos diretos pra Finlândia, eu tive escala em Londres. 11 horas de voo! Odeio aviões agora! Só viajo de novo se for na primeira classe! hahahaha Super não conseguia dormir, minhas pernas doiam horrores... um saco! Mas a comida era muito boa! Recomendo!
Cheguei lá às 7h e meu voo pra Helsinki (capital da Finlândia) era só às 11h, então deu tempo de andar por todo o aeroporto, ver muita gente bonita e muitas coisas caras!
Saindo de Londres

Até Helsinki era mais tranquilo... 3 horas. Cheguei lá 17h: já estava de noite! É minha gente, aqui é assim: às 9h30 nasce o sol e às 16h30 ele se põe! Mas não fica muito escuro por causa da quantidade infinita de neve por toda a parte! hahahahaha Peguei um ônibus até a estação de trem (fácil), comprei minha passagem e tentei entrar no trem (difícil)! O trem aqui é super chique (milhões de vezes melhor que o avião) e pra porta abrir, vc tem que apertar um botão tipo de elevador e a tonta aqui com duas malas de rodinhas enormes (aliás, é MUITO difícil arrastar malas de rodinha na neve! Meus braços tão doendo até hoje! #ficaadica) procurando por uma maçaneta, barra, sensor de movimento... algo do tipo! Heis que surge um casal de finlandeses loiros e lindos (como todos por aqui) e eu pergunto como entrar! Hahahaha
Esse foi o primeiro exemplo de como os finlandeses são solícitos! Eles me ensinaram a abrir a porta e entraram comigo pra me ajudar a carregar as malas! Isso porque eles nem iam pegar aquele trem! Uns fofos!
Ah, aqui todo mundo fala inglês! TODO MUNDO MESMO! E o melhor é que eles falam muito bem! Até o lixeiro do trem, que aliás foi a única pessoa negra que eu vi até hoje!
Chegando na Finlândia



Chegada em Turku
Cheguei em Turku por volta de 21h30 do dia 3 (17h30 ai no Brasil) e minha tutora Emma foi me buscar na estação! Ela é uma gracinha também! Me levou pra comer no MC e me trouxe pra "casa"! Aqui eu moro no alojamento da faculdade. Eu tenho um quarto e um banheiro individuais e em cada andar do prédio tem uma cozinha coletiva (onde acontecem festas, apesar de ser proibido! hahaha)
Meu quarto!

Eu tava morta de cansaço, mas claro que eu precisava dar notícias pra minha mãe se não ela ia surtar. Meu celular do Brasil não funciona aqui, eu não sabia como usar a internet e eu não sabia sair de casa pra achar um telefone! Fiquei parada no meio do corredor esperando passar alguém e me salvar! hahahaha 3 garotas espanholas que tinham chegado no mesmo dia passaram, graças a Deus, e me ensinaram (era só conectar num cabo que tava dentro do armário). Falei com a minha mãe até bem tarde, tomei um banho (meio frio, pq eu não sabia regular o chuveiro) e fui dormir (no frio tbm, pq não sabia regular o aquecedor!).
No dia seguinte começaram as palestras de orientação pro estudantes estrangeiros! Tem todo dia dessa semana, menos amanhã pq como eu já disse é feriado! E as aulas mesmo começam segunda que vem, então só tem estudantes estrangeiros por aqui! Quase todos são da Europa mesmo. De fora tem alguns chineses, uma canadense e nós, os brasileiros! Tem mais dois meninos da FEA aqui, o Paulo e o Daniel! :D Aqui todo mundo se comunica em inglês e tá sendo bem mais fácil do que eu pensei! Só é complicadinho entender uma das francesas e a canadense falando (ela fala muito rápido, afinal é a língua nativa dela)!

Ah, esqueci! Como eu cheguei tarde, a Emma só me mostrou do carro a direção em que a faculdade ficava, então de manhã eu não sabia como ir! Usei a mesma estratégia de noite, mas não funcionou! hahahha Fiquei parada na porta uns 20 minutos e ninguém desceu (é que eu já tava atrasada, as pessoas já tinham ido) dai eu sai andando pela rua e encontrei a Ceren (lê-se Djéran), uma estudante turca! Fomos juntas até lá e andamos juntas desde então! Ela é muito simpática também!

Compras
Depois de mil palestras, a Emma foi me buscar na faculdade pra ir comigo ao mercado e a Ceren foi junto! MANO, QUE DIFÍCIL! Preciso comprar um dicionário pra fazer compras! E preciso ganhar em Euros também! É tudo muito caro! hahahaha Comprei macarrão, nuggets e Pringles por enquanto! :P
Tem um "bandejão" na faculdade! Você paga 2,50 euros e pode comer salada a vontade, arroz ou batata, um dos tipos de carne que tiver, alguma outra coisas quente (tipo legumes cozidos) e beber um suco (ou leite!!!! sim, eles tomam leite com a comida!) e água a vonts tbm! Pena que só tem almoço...
Também demos uma volta pelo centro... a cidade é muito bonita! As construções aqui são muito bonitas! Minha câmera tá sem bateria e eu não consigo carregar nas tomadas daqui, mas quando eu tiver um carregador novo eu tiro milhões de fotos, prometo!
Não sei se é por causa do frio, das leis trabalhistas, preguiça.... sei lá, mas aqui tudo abre tarde e fecha cedo! Tem que fazer tudo correndo a tarde!

Clima
Quando eu cheguei tava -14. Ontem tava -10. Hoje tava -7. E sexta vai estar -1! Uhuu! Quase verão! hahaha Sinto frio nas pernas e no pé (preciso comprar meias térmicas e uma bota bem alta). De resto, meu casacão, toca, cachecol e luvas, dão conta! Eu até passo calor às vezes. Ah, tem que enrolar o cachecol no rosto por causa do vento.
Tem infinita neve aqui! Não dá pra enxergar o asfalto na rua. Só pra diferenciar a rua da calçada porque os tratores deixam uma montanha de neve entre os dois. A gente vê tratores o dia todo por toda a parte limpando as ruas!
Por causa do frio também as pessoas bebem muito (eles fazem várias piadas sobre beber, bar e sexo! hahaha) Dai o governo coloca impostos altos pras pessoas beberem menos! A vodka mais barata que tem aqui é uma nacional e custa 19 euros o litro. Hoje as francesas me chamaram pra ir num bar e a cerveja mais barata era 4 euros por 400 ml!
MAS os sucos são baratos! São horríveis, mas baratos! hahaha Menos de 1 euro o litro no mercado!

Pessoas
Como eu já disse, os finlandeses são muito solícitos! De longe eles parecem bem sérios, mas quando você fala com eles, eles são umas graças! As pessoas das lojas, das ruas, da faculdade... todo mundo te ajuda e dá informações com muita boa vontade! Além da minha experiência no trem, o Paulo contou que perguntou pra um cara onde ficava tal endereço e ele ofereceu o celular dele pro Paulo olhar na internet! O Daniel perguntou pra uma menina aleatória da faculdade como ele ia ao mercado e ela foi andando com ele até lá!!!! Tudo bem que era perto (e era o lugar errado! hahahaha), mas ela podia muito bem só falar "ah, é ali".
Eles são engraçadinhos também! É um humor irônico, meio britânico eu diria!
Os estrangeiros também são muito legais. Estamos todos no mesmo clima de "cheguei agora e estou perdido" então nos damos muito bem! hahahaha Tem as espanholas, os franceses, a turca e a canadense que são os mais próximos de mim. O difícil é entender o nome das pessoas e elas entenderem o meu! hahaha
Comentário inútil: os cachorros aqui são muito engraçados! hahaha eles ADORAM a neve! É bizarro! Já vi várias pessoas passeando com os cachorros sem coleira e eles se divertem muito correndo na neve (e comendo ela às vezes), mesmo os com pelo curto! Só vi um bulldog usando roupinha até agora... Acho que o Scooby ia gostar daqui!
Scooby! s2


Faculdade
Só uma curiosidade... aqui você pode fazer uma segunda prova se vc não passar na primeira! Mais picareta que a FEA! hahahaha O professor disse que a maioria dos alunos vai pra primeira prova só pra ver como é, entrega em branco e estuda pra segunda! Bizarro!


Bom, eu acho que eu tenho mais coisas pra contar, mas, sinceramente, eu não lembro agora! É 1h50 aqui e 21h50 ai no Brasil (to no futuro!)
Vou tentar contar as novidades com mais frequencia pra não ter que escrever tanto! hahahaha

Beijos!
MOI!

8 comentários:

  1. Haha Bu! Bem o seu estilo esse blog, os seus comentários! Parece que você deu sorte aí, que bom! Fico imaginando como seria o blog dos intercambistas que vão pra FEA... Enfim, espero que dê tudo certo pra você, que você não perca nenhum dedo por congelamento ou se mata por falta de sol. Pouca vitamina D faz isso, às vezes. Quando você vai comer iaque? Hmm... iaques vivem no Himalaia, mas os finlandeses devem comer a carne de algum animal peludo que goste de frio como ele.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ha, que legal! Acho que o choque pra quem chega em qualquer país da Europa é o mesmo.. tudo muito branco, dia acabando no meio da tarde e um frio de vc querer se matar por ter escolhido vir pra cá no inverno! hahahaha
    Ow, sério.. compra uma bota ASAP! Eu congelei meu pé usando uma bota brasileira (sem brincadeira) e não desejo pra vc o msm! haha o importante é ela ter "pelinhos" dentro e a sola grossa, que aih barra o frio da neve :) btw, aqui na Alemanha NGM usa bota de salto alto (oq eu acho o máximo)pq vc ta sempre escorregando na rua! presta atenção pra ver como é por aí tbm!!
    de resto, boa sorte com tudo!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. ausehasuehuasheuase, que mundo diferente! gostei do pessoal que toma leite no almoço, dos cachorros na neve e de vc estar no futuro!

    =)

    continue postando, sempre que der eu prometo ler!

    boa sorte!!!!! :D

    ResponderExcluir
  5. Bu! Gostei das descrições!

    Continua postando sempre viu!

    Aproveita muito!

    ResponderExcluir
  6. Hahahha

    Continue atualizando esse blog Buu, vou acompanhar as suas aventuras no país gelado! :)


    Boa sorte ai e que vc aproveite muito!!

    ResponderExcluir
  7. Ai que demaaaaaaais! também adorei seus comentários sobre o pessoal que toma leite no almoço, dos cachorros na neve e de vc estar no futuro! hahahaha

    Vou ler sempre (;
    Aproveita muito BFF!
    beijoos

    ResponderExcluir
  8. Eba!!! ponha notícias sempre....vou ler sempre...
    te cuida linda!

    ResponderExcluir