terça-feira, 12 de julho de 2011

Inglaterra, Escócia e... Finlândia

Pra comecar, finge que hoje é ontem!

Bom dia! Ou boa tarde... to perdida no fuso horário.

Acabei de sair de Turku e estou aqui no ônibus escrevendo pra distrair minha fome.
“Turku? Que você tava fazendo em Turku de novo, Bruna? Eu hein?”
Pois é, nem me fale! Eu explico no final.

Como prometido, estou aqui pra contar as novidades do Reino Unido.
Eu e o Vini ficamos 2 dias e meio em Londres e 1 e meio em Edimburgo.
Chegamos em Londres dia 5 a noite então só achamos um lugar pra comer e fomos dormir pra fazer turismo no dia seguinte. Dia 6 pegamos o free tour* (como sempre) e ficamos sabendo de todos os babados reais, tiramos fotos no Big Ben etc e tals.
Londres é muuuito bonita! Mas aquela chuva enche o saco.
A cidade é bem grande, lotada de imigrantes asiáticos e turistas brasileiros. Ouvíamos português por toda parte. O transporte público lá é absurdamente caro! A Carol tinha me dito que a Suécia tinha o transporte público mais caro do mundo... não sei de onde ela tirou isso, mas depois de pagar 4 libras pra andar algumas estações de metrô, eu discordo totalmente. Compramos o bilhete que vale pro dia inteiro e custa 6,60 libras.

No dia seguinte fomos visitar alguns pontos da cidade que o tour não cobre e a noite encontramos com a Bruninha!!! =D Pra quem não sabe ela também estuda com a gente na FEA e tá lá um mês fazendo um curso de inglês. Fomos num bar comer o tradicional fish and chips, mas a cozinha tava fechada ¬¬ hahaha Esses europeus não gostam mesmo de trabalhar, acho lindo. Vou viver aqui pra ganhar muito e trabalhar pouco.

Dia 8 pegamos um ônibus de 10 horas pra Edimburgo, capital da Escócia. Que lugar maravilhoso! O Vini disse que quer morar lá agora. A cidade é linda e cheia de histórias de terror. Mas tava frio pra caramba e chovendo mais que em Londres. Lá pegamos o free tour de manhã e um tour de fantasmas a noite... uma loucura!
Fomos no cemitério onde está enterrado o verdadeiro Tom Ridle!!!! Eu não sabia que a J.K. Rolling tinha escrito Harry Potter em Edimburgo... vimos o café onde ela ia escrever o livro, o prédio da Universidade que inspirou Hogwarts... só não chegamos a ir até o túmulo do Tom Ridle :(

Bom, e agora como eu fui parar em Turku! Hahaha
Meu vôo saia de Edimburgo às 6h40 pra Tampere, uma cidade aqui na Finlândia. De Tampere eu ia pegar o trem pra Pori, a cidade da minha tutora Emma e onde estão minhas malas. Como depois do tour fantasma eu e o Vini fomos pra um pub, eu acabei dormindo só 2 horas e apaguei no avião. Quando eu acordei o piloto disse que já estávamos pousando, pediu desculpas pelo inconveniente e disse que a companhia ia oferecer transporte até o aeroporto do Tampere. (!!!!!) Fiquei sem entender nada! Perguntei pro casal do meu lado o que tava acontecendo e eles me explicaram que tinha muita neblina em Tampere e o avião não pode pousar, por isso estávamos agora pousando em Turku!
Eu mereço, viu?! Já não bastasse todo meu sentimentalismo de estar indo embora da bela e velha Europa, eu ainda vou parar na cidade onde eu tive a melhor experiência da minha vida! Liguei pra Emma e ela disse que era mais rápido eu pegar o ônibus pra Pori de Turku mesmo... se eu fosse pra Tampere ia demorar umas 2 horas a mais. Daí eu fui, torcendo pra só ter ônibus daqui uma hora e eu poder dar uma volta de despedida da minha cidade... mas infelizmente eu tive sorte e cheguei na rodoviária junto com ônibus pra Pori.

Bom, eu comecei escrevendo no ônibus e to terminando aqui na casa da Emma.
Tá uma delícia de quente aqui na Finlândia. :D A Emma tá trabalhando num bar agora nas férias então eu to sozinha na casa dela grande parte do dia. Ela tentou tirar folga, mas essa semana tá tendo um jazz festival em Pori e a cidade tá cheia. Não faz mal. Eu posso ir pra praia! E além disso, eu tenho 3 malas pra arrumar... só de olhar já dá preguiça. E eu sinto que agora eu tenho mais coisas do que cabem nas malas, mas tudo bem.

Estou sem internet agora... provavelmente eu vou postar isso amanhã e vai ser meu aniversário, então me dêem parabéns! :D

5 dias pro Brasil!
Beijos!
*Sobre os Free tours http://www.neweuropetours.eu/ #ficaadica

p.s. as fotos ficam pra depois que a internet aqui é bem devagar!

Um comentário:

  1. Nossa, ainda bem que vocês compraram o bilhete do dia. Tenho amigos que não fizeram isso e por isso pagaram muuuito no transporte.

    Nossa, não creio, o tom ridle realmente existe??? que medoooo!

    Ah, e aproveite pra ouvir mto jazz no festival de pori! beijo

    ResponderExcluir